quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

San Pedro de Atacama

Depois de sair do Salar de Uyuni San Pedro se torna um lugar insosso.
A cidade é uma gracinha. É um must turístico. Há 10 anos era um pueblo perdido no deserto e se tornou em um lugar visitado por gente de todo o mundo e está super na moda.

Por sinal, como é que se faz um lugar desses? As casas são todas do mesmo estilo - um estilo muito particular, por sinal - baixinhas, com tetos planos e a maioria com paredes de adobe. Quase todas são agências de turismo, pousadas restaurantes ou coisa parecida. As placas são sempre de madeira e, mais impressionante ainda, os preços, em todos os lugares, seguem o mesmo padrão. ¡Caríssimos!

Como pode ? Ninguém pratica uma concorrência "predatória", nem uma carrocinha de cachorro quente! É claro que há variações de preço, mas a padaria que vende frango assado tem um peço proporcional ao restaurante chiquezinho com ar despojado. Por sinal, como foi bom comer um ótimo prato de filé mingnon com molho de tomilho e tomar um bom vinho na minha despedida com o Guilherme! Essas coisas fazem falta na Bolívia.

Bem, mas as pessoas vão a San Pedro para fazer passeios e ver paisagens diferentes no deserto, salares, montanhas vulcânicas... Tudo isso se tornou medíocre perto da viagem pelo Salar de Uyuni. Juro que não é implicância... É verdade que eu implico - na verdade odeio, tenho raiva, deploro o turismo. Acho uma besteira, se não uma violência, esse negócio de ir andando de um lugar para o outro, tirando as fotos que o guia te manda tirar e exclamando oh!, como sao curiosos os bolivianos, brasileiros, alemães... É tratar o mundo como parque de diversões. Mas não é por nada disso que achei o a cidade do Atacama um passeio menor. É simplesmente porque as paisagens de Uyuni são tao fenomenais que depois disso, qualquer coisa parecida parece uma cópia apagada e sem brilho. Há, sim, uma tendência para te empurrar para esse tipo de turismo que eu deploro...mas isso não é grande novidade.

3 comentários:

  1. Sim, nunca fomos fã do turismo pelo turismo, uhu!! Lembro...quando eu ainda viajava... rsrs!
    Mas olhe lá, viu, por isso mesmo, cuida de não mal comparar a Chapada Diamantina com Ibitipoca, Joãozinhoooo............acho q vc devia voltar ao deserto + uma vez, e + outra e outra...Hahahahahahaha!!!!!!!!!
    Bjão e se cuida!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Fala João,
    viajei por aí em abril/maio de 2008.
    Concordo 100% com teu último parágrafo.
    E ainda digo mais: o turista mochileiro independente descolado muitas vezes é mais otário do que a perua de salto alto que viaja pela CVC.
    Abraço!
    Igor.

    ResponderExcluir